Os 3 livros de Rodrigo Gurgel

Os 3 livros de Rodrigo Gurgel
Os 3 livros de Rodrigo Gurgel Os 3 livros de Rodrigo Gurgel Os 3 livros de Rodrigo Gurgel
Fabricante: Vide Editorial
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 159,00
Qtd:  
   - OU -   

Muita Retórica, Pouca Literatura + Esquecidos & Superestimados  + Crítica, Literatura e Narratofobia - Rodrigo Gurgel

 

Muita Retórica - Pouca Literatura, de Rodrigo Gurgel

 
Este livro reúne vinte ensaios publicados, entre 2010 e 2012, no jornal Rascunho, numa série, ainda não terminada, cuja proposta é reler os prosadores da literatura brasileira. A leitura segue, de maneira proposital, parâmetros em grande parte desprezados na atualidade, quando a crítica literária não só difunde, mas também sofre dos três males apontados por Tzvetan Todorov: formalismo, niilismo e solipsismo. Trata-se, logo, de uma leitura à contracorrente. 
 
Os ensaios estão dispostos cronologicamente, como convém a um trabalho que, embora crítico e analítico, também se apresenta sob a perspectiva da história. Cada autor eleito comparece com uma obra no tribunal do júri, que o crítico escolheu por seu caráter paradigmático, sua capacidade de representar o conjunto da produção de cada escritor. O movimento interno de cada ensaio é, portanto, de alternância, sempre ágil, entre análise particular da obra escolhida e a perspectiva global do autor focalizado.
 
Entre os autores analisados encontram-se os nomes clássicos de José de Alencar, Manuel Antônio de Almeida, Raul Pompéia e Machado de Assis, mas Rodrigo Gurgel também relê grandes prosadores esquecidos, como João Francisco Lisboa, Joaquim Felício dos Santos, Eduardo Prado e vários outros.
 
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 230
Dimensões do Livro: 14 x 21 cm

 

Esquecidos & Superestimados, de Rodrigo Gurgel

Nos 18 capítulos de “Esquecidos e superestimados”, o crítico literário Rodrigo Gurgel dá continuidade ao projeto iniciado com “Muita retórica – Pouca literatura (de Alencar a Graça Aranha)” e relê alguns dos principais prosadores do Brasil. Sem o intuito ranzinza de resgatar autores desconhecidos contra escritores que se tornaram celebridades, Gurgel revisita Coelho Neto, Olavo Bilac, Lima Barreto, Euclides da Cunha, João do Rio, Monteiro Lobato – e também os pouco lembrados Carlos de Laet, Valdomiro Silveira e Hugo de Carvalho Ramos, dentre outros. Como fez em seu livro anterior, o crítico se recusa a repetir, com nova camada de verniz, antigos julgamentos – isto é, não faz arqueologia crítica. Ao contrário, convida o leitor a participar de um diálogo erudito e estimulante.
 
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 216
Dimensões do Livro: 14 x 21 cm
 
 
Crítica, Literatura e Narratofobia - Rodrigo Gurgel
 
Terceiro livro do perspicaz e cada vez mais aclamado crítico literário Rodrigo Gurgel – e talvez aquele que melhor revela seu perfil pessoal e o modo como vê o próprio trabalho –, esta obra reúne uma coletânea de críticas do autor sobre diversos livros que lhe marcaram a vida, além de apontamentos sobre a grande literatura e o fenômeno que ele chama de “narratofobia” – o pavor de narrar, do qual diz sofrer boa parte dos escritores brasileiros de hoje.
 
O livro também traz alguns comentários contundentes quanto à débil situação atual da crítica literária brasileira e outros textos nos quais o crítico expõe as memórias e as reflexões pessoais que de certa forma compuseram seu modo de se relacionar com a literatura e sua crítica.
 
Ficha Técnica:
Número de Páginas: 444
Dimensões do Livro: 16 x 23 cm

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Criado com Loja Virtual SuperDomínios
Raros da Web © 2017