A Espiral do Silêncio - Elisabeth Noelle-Neumann

A Espiral do Silêncio - Elisabeth Noelle-Neumann
Fabricante: Estudos Nacionais
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em Estoque
Preço: R$ 79,00
Qtd:  
   - OU -   
A Espiral do Silêncio - Elisabeth Noelle-Neumann
 
Primeira edição brasileira!
 
Para compreender o que, de fato, significa a tese da espiral do silêncio, primeiramente é necessário saber que se trata de um fenômeno, em princípio, natural, que se intensifica com a formação da sociedade de massas e se fortalece quanto mais a integração social, e o consequente medo do isolamento, passam a influenciar na formação das opiniões individuais.
 
Até agora o Brasil não conta com uma edição brasileira de A Espiral do Silêncio. Apesar disso, a teoria é citada e mencionada em praticamente todas as publicações acadêmicas ou estudos científicos sobre opinião pública. A referência, quase sempre de edições em espanhol, inglês, ou simplesmente de outros trabalhos que abordaram a teoria, mantém-se indispensável em qualquer trabalho da área. A obra original, porém, de autoria da cientista política alemã Elisabeth Noelle-Neumann, permaneceu ausente do mercado editorial e, portanto, do público leitor brasileiro desde a sua primeira publicação, em 1977.
 
A pesquisa de Noelle-Neumann, no entanto, jamais deixou de ser atual e ainda hoje, em tempos de politicamente correto, acaba descrevendo nossa conturbada sociedade.
 
Noelle-Neumann propõe neste importante livro, a teoria da espiral do silêncio, uma abordagem fundamental para a análise da relação entre os meios de comunicação e o controle social. Com base na sua teoria, a autora acertou todas as previsões eleitorais na Alemanha.
 
Partindo da ideia de que a opinião pública pode ser uma forma de controle, o livro converteu-se em uma referência essencial por sua importante contribuição não somente à necessária e contínua construção de uma história da opinião pública, mas também à compreensão do comportamento dos eleitores e o esclarecimento das relações entre o homem moderno e os meios de comunicação.
 
Este livro é um texto de leitura obrigatória para os cientistas sociais e para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais o papel da opinião pública na sociedade contemporânea. Nesta obra, Noelle-Neumann estuda a opinião pública como uma forma de controle social no qual os indivíduos adaptam seu comportamento às atitudes predominantes sobre o que é ou não aceitável.
 
Sobre a autora
Elisabeth Noelle-Neumann (Berlim, 1916 – Allensbach, 2010) foi reconhecida cientista política alemã. Professora emérita da Universidade de Mainz, teve como contribuição mais famosa o modelo da espiral do silêncio, teoria sobre como a percepção da opinião pública pode influenciar no comportamento do indivíduo.
 
Estudou filosofia, história, jornalismo e estudos americanos na Universidade Friedrich Wilhem e na Universidade de Königsberg Albertina. Em 1940, doutorou-se na Universidade de Missouri, se especializando em opinião pública.
 
Durante a década de 1940, trabalhou para o periódico Das Reich e o Frankfurter Zeitung. Em 1947, junto de seu primeiro marido Erich Peter Neumann, fundou a organização de opinião pública Institut für Demoskopie Allensbach.
 
De 1964 a 1983, permaneceu como docente da universidade Johannes Gutenberg de Maguncia, e até 1991, foi professora convidada da Universidade de Chicago.
 
Editor e tradutor: Cristian Derosa
Prefácio: Alexandre Costa

Fazer um comentário

Seu Nome:


Seu Comentário: Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim           Bom

Digite o código da imagem:



Criado com Loja Virtual SuperDomínios
Raros da Web © 2017